Psicoterapia

Psicoterapia
Psicoterapia

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

Psicólogo in Company

Psicólogo in Company
Psicólogo in Company

Pessoas Tóxicas Existem de Fato?




Pessoas tóxicas é um termo muito usados atualmente, mas o que é e como definir essas pessoas? Saiba o que realmente é para então poder usar corretamente o termo e identificar essas pessoas.


Família, amigos, colegas de trabalho, escola, enfim, em todo grupo de pessoas existe alguém tóxica.

Pessoas tóxicas ou pessoas com comportamentos tóxicos, esse é o correto a se usar, são aquelas que não se contentam em ver o bem acontecendo. Como assim?

 Elas estão sempre desqualificando alguém ou a conquista de alguém, não importa o que é feito se simples ou extraordinário, ela encontra falhas em tudo. Muito diferente de inveja, pessoas com comportamentos tóxicos não querem o que você tem, ele rebaixa o que você tem ou fez. Esse tipo de pessoa faz parte do nosso dia-a-dia, pode impactar no ambiente constantemente, ela está disposta a criticar tudo, espalhar desânimo e seus comentários serão do tipo “Não foi bem assim”, “não é tudo isso” e “poderia ter sido melhor”.

São pessoas que sofrem com a felicidade do próximo, infelizmente são pessoas que não conseguem conter sentimentos, frustrações, negativismos e angústias e sofrem com as conquistas alheias.

Algumas vezes não é tão declarado, aparecem em atos sutis, mas que faz com que o ambiente fique pesado.

Pessoas com comportamentos tóxicos tendem ser autoritárias, donas da verdade e lutam para impor suas vontades, independentemente de ter uma hierarquia maior ou não, sendo assim, a convivência com pessoas com essas características acaba ficando difícil, provocando nas outras pessoas ao redor uma empatia, raiva e decepção.

Esse tipo de pessoa infelizmente consegue deixar sua marca na vida da qualquer pessoa, sempre encontra uma maneira de espalhar desanimo e desfazer algo bom que foi estabelecido. Porém, nem sempre é por maldade, nem sempre têm ciência de que está ferindo ou desmerecendo alguém, essas pessoas podem estar passando por momentos de baixo autoestima, frustrações, desamparo ou decepções que acabam repassando esses sentimentos de forma tóxicas.


Características de pessoas com comportamentos tóxicos

As principais características de pessoas com este comportamento são insegurança e baixo autoestima, mas podem apresentar mais além dessas:
  • Manipulação emocional; a chantagem emocional é usada para que as pessoas possam fazer o que ela quer.
  • Desejo de estar no controle; tendem a ter tudo e todos no controle de suas mãos, saber de tudo, sobre tudo e poder interromper quando quiser uma ação ou situação.
  • Culpar e desprezar pessoas ou momentos; gostam de enfatizar os erros e fraquezas das pessoas e se desviam de qualquer culpa, manipulando a situação para que a culpa se volte para outra pessoa.


Qualquer pessoa pode ter este tipo de comportamento

Isso é realidade, porém o fato de ter este tipo de comportamento não significa que terá ele para a vida toda. Esse comportamento não é uma praga contagiosa que merece afastamento literal, mas de que a pessoa tem problemas.



Como lidar com pessoas com comportamentos tóxicos

Julgar é um dos piores caminhos, o melhor é tentar ajudar com diálogo, mas cuidado, proteja-se, você pode estar fragilizado e cair no ambiente negativo dessa pessoa, tente passar que não é bom para ela ter esse tipo de atitudes que muitas vezes nem percebem que estão tendo, faça com que ela entenda que são críticas construtivas para uma melhor convivência e para socialização dela com os demais.

Mas se a pessoa não aceita ajuda, se nega a aceitar que está sendo tóxica ou simplesmente sabe, mas não quer mudar, o melhor a ser feito e se afastar. Romper amizade e convivência? Não! Mas se distanciar aos poucos até que a situação se normalize e/ou não provocar momentos que causem situações do qual ela possa trazer desânimo.
É importante fazê-lo perceber que a causa do distanciamento é seu comportamento destrutivo e negativo.


Se a pessoa com este comportamento for você

Todos têm um momento na vida que somos tóxicos, uma situação pode nos deixar desta forma por não saber como agir em alguns momentos. O primeiro passo é fazer uma autoanálise do comportamento e verificar de como está sua relação com as pessoas ao seu redor. Caso identifique um problema o recomendado e saber onde é a origem e solucionar da melhor forma. A busca por terapias é o ideal para encontrar a raiz do problema da qual está influenciando neste tipo de comportamento.


Se esse comportamento está te afetando, saiba como se livrar de pessoas com comportamentos tóxicos

Se você conhece pessoas que insistem em manipular e negativar o ambiente, então, tenha certeza: eles são tóxicos. Uma única atitude pode mudar tudo;

1. Siga em frente, evite pessoas tóxicas – faça sempre essa pergunta: “Eu preciso desta pessoa em minha vida?” esta pessoa te causa sofrimento e mesmo assim ela não aceita ajuda. Não pense mais, siga sua vida! Mas se não tiver como riscar essa pessoa do seu convívio, leia as demais dicas;

2. Não leve para o pessoal o comportamento dessas pessoas – de alguma maneira essas pessoas irão tentar fazer você acreditar que fez algo de errado, a maioria das pessoas tóxicas tendem a culpar alguém e transmitir negativismo;

3. Imponha-se diante dessas pessoas – defenda-se! Não aceite este comportamento, pessoas tóxicas acabam desistindo quando confrontadas, se falar mais alto que ela, se defender sua opinião até o fim ela pode se surpreender e acabar ficando quieta e pensará mais vezes antes de tentar te manipular.

4. Não tente colocar na sua cabeça que esse comportamento é bom – dramas e negatividade são coisas que não vale a pena conviver, pessoas podem usar desse artificio para ter preferencias em tudo o que faz.

5. Saiba identificar e tenha compaixão – há pessoas que estão agindo desta forma por estar passando por uma situação difícil, tendo ou não problemas emocionais ou físicos, talvez você já a conheça e saiba que ela não é desta forma constantemente, então seja gentil, tolerante e saiba compreender essa fase, porém saiba identificar essas pessoas, pois algumas usam desta fase como um meio de tirar proveito de tudo e todos sendo então identificada como um caso de pessoa com comportamento tóxico crônico e que não aceita ajuda por saber que isso traz vantagens.

6. Dê um tempo a si mesmo – conviver com pessoas tóxicas pode afetar o seu comportamento, então você merece um tempo afastado deste ambiente, sem problemas para resolver, aproveite esse tempo para autorreflexão e observar se você não está sendo tóxico, medite no seu estado mental e emocional, cuide-se, busque ajuda se necessário.


Como ajudar

Quando uma pessoa não tem comportamentos tóxicos, tem a capacidade de ajudar quem os tem a percebê-los e estabelecer limites.
A melhor maneira de ajudar é não permitir que este comportamento seja enraizado e abusivo de forma a manipular tudo ao seu redor.

Não anule a pessoa da sua convivência de vez, orientá-lo sobre o que está acontecendo, oferecer ajuda com conversas verdadeiras e orientá-lo a buscar por terapias é o mais humano s ser feito. Caso haja negação da parte da pessoa com comportamentos tóxicos o melhor a ser feito é se afastar temporariamente até que a situação volte ao seu estado natural.
Pessoas como estas precisam ser escutadas, apoiadas e cuidadas.


Psicóloga Patrícia Soares
CRP 06/105543


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.