Psicoterapia

Psicoterapia
Psicoterapia

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

Psicólogo in Company

Psicólogo in Company
Psicólogo in Company

Ansiedade Infantil



As crianças também sofrem com esse mal

Já falamos aqui que, a ansiedade é o mal do século, e engana-se quem pensa que as crianças não sofrem com esse mal.

Com as crianças não é diferente: elas têm medo e ficam ansiosas com frequência, porem são ansiedades infantis  normais algumas vezes decorrentes do processo de aprendizagem em cada fase do crescimento e é comum que desapareçam naturalmente, porem podem chegar até a fase adulta. Todos durante a infância passam por um período de ansiedade, como um passeio, uma festa, um aprendizado que está para acontecer, a primeira leitura, andar de bicicleta, enfim, cada aprendizado ou situação gera certa ansiedade, mas vencido o obstáculo ou o período aguardado tudo isso teve um alivio e satisfação.

A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa, faz parte do nosso cotidiano nos ajuda a lidar com as dificuldades, situações de perigo e desafios.

Porém ela começa a se tornar um problema grave quando começa a interferir negativamente no cotidiano da criança, afetando sua vida escolar, familiar e social. É aqui que a ansiedade começa a dominar a criança e ela perde o controle.

Pode-se falar que o transtorno de ansiedade, é um dos problemas de saúde mental mais comuns entre crianças e jovens, 20% das crianças apresentam ou apresentarão algum traço ansioso.

Sintomas de ansiedade na criança

·         Dizer sempre que está com fome
·         Mudança no comportamento perante alguma situação ou notícia
·         Chorar muito
·         Não conseguir dormir
·         Ficar inquieta
·         Mostrar-se agressiva ou incomodada com algo
·         Voltar a chupar o dedo ou fazer xixi nas calças
·         Desenvolver problemas na fala
·         Roer unhas, inclusive a dos pés

A ansiedade também pode surgir em formas diferentes como: 


  • Fobia - quando os medos fazem a criança perder o controle
  • Ansiedade de separação - medo de estar longe dos adultos de referência
  • Ansiedade generalizada- preocupação constante e duradoura
  • Pânico- medo que paralisa
  • Stress pós-traumático- medo e stress associado a uma memória dolorosa 

Tratamento

Mudança de crenças - No caso das crianças os tratamentos com a terapia cognitivo-comportamental consideram que a ansiedade aparece e é mantida por uma série de crenças irracionais mesmo que sejam menos evidentes, os pensamentos geralmente também é considerada a causa do sofrimento emocional.
O principal trabalho do psicólogo em terapias é detectar os pensamentos que os limitam e substituí-los por pensamentos melhores que ajudem a criança.

Exposição - Ajudar a criança a enfrentar aos poucos e com cautela o que gera seu medo. Dessa maneira ela poderá normalizá-lo e superar seus medos.

As principais técnicas para tratar a ansiedade são essas duas, porem pode haver mais estratégias psicológicas especializadas na aplicação da terapia em crianças, fazendo com que  o desconforto, desapareça com a intervenção.

Para controlar a ansiedade infantil, a criança deve sentir se amparada e segura.
O tratamento de ansiedade para criança envolve os pais e professores que devem esclarecer as duvidas e faze-la sentir-se amada e integrada.

Por: Psicóloga Patrícia Soares 





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.