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Quais são as características do Transtorno do Espectro Autista?


O Transtorno do espectro autista (TEA) refere-se a um grupo de transtornos no desenvolvimento do cérebro. O indivíduo que sofre com essas manifestações tem dificuldades de socialização, comunicação e comportamento. A ONU estima que no mundo há mais de 70 milhões de autistas e cerca de 2 milhões no Brasil. Além disso, uma a cada cem pessoas podem vir a nascer com o autismo. A incidência maior é em meninos, sendo esta de 4 meninos para 1 menina.

O que causa?


A criança nasce autista. Portanto, não é um transtorno que se adquire ao longo da vida. Os neurônios do autista são menores em tamanho e em suas ramificações. A criança não organiza as informações que recebe. Por isso a dificuldade de interação com pessoas.


Características do Autismo


O que define o autismo é uma tríade de áreas afetadas:

  • Comunicação
  • Socialização
  • Comportamentos repetitivos

A criança com autismo tem dificuldade de compreensão e de se fazer entender. Na maioria dos casos evita contato visual. Algumas não evitam estar com outras crianças mas também não as procuram. Podem apresentar grande interesses por objetos específicos mas brincar com eles de maneira diferente do comum.Dão preferências por atividades individuais. Dependendo do tipo do transtorno podem ter muita facilidade com aparelhos eletrônicos, videogames e afins.

Tipos de autismo 


  • Asperger; 
  • Transtorno invasivo de desenvolvimento;
  • Transtorno Autista

Asperger é o tipo mais leve do autismo que não interfere na fala e permite que a criança tenha um estilo de vida quase normal. Elá poderá até seguir carreira profissional. Tende a ter fixação com algum assunto específico. Entende as coisas ao pé da letra, pois tem dificuldade de interpretar mudanças sutis da fala do interlocutor. Sentem-se mais a vontade com uma rotina estruturada com hora de acordar, hora do café, hora de sair, de voltar, de dormir e etc.

Transtorno invasivo de desenvolvimento é a forma mais moderada do autismo onde as características mais marcantes já aparecem: Comportamentos repetitivos, dificuldade de comunicação um pouco mais acentuada do que na síndrome de asperger e isolamento, por exemplo.

Transtorno autista é o estilo mais grave do autismo. Nesse caso, pode ser que a criança não fale, faça movimentos como mover-se pra frente e para trás repetidas vezes e com muita frequência, choro ou risada em momentos inapropriados.


Como identificar? 


Alguns sinais que podem indicar que a criança possa ter transtorno do espectro autista:


  • A criança não faz contato visual
  • Não aponta
  • Não te atende
  • Não mostra
  • Não traz
  • Não demonstra interesse em interagir (com outras crianças ou com adultos)
  • Não imita 
  • Como já foi dito, chora ou ri em momentos não propícios.


Como tratar?


Autismo não tem cura, mas tem tratamento. Quanto mais cedo começar, mais chances a criança terá de se desenvolver melhor. O diagnóstico profissional é adequado a partir dos 3 anos de idade, pois já fica evidente a dificuldade de fala da criança.

A criança necessitará de um tratamento profissional multidisciplinar. Composta por psiquiatra ou neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e pedagogo.

Inicialmente com médico psiquiatra ou neurologista que é o responsável pelo diagnóstico e receitará, se necessário, medicamentos para amenizar possível ansiedade, irritabilidade, agitação, déficit de atenção entre outras complicações.

A terapia ocupacional é essencial para auxiliar a criança a decodificar as informações que ela recebe (como falamos no início, a organizar as informações) e desenvolver capacidade social. O psicólogo avalia quais são as alterações sensoriais a criança possui e a aplica procedimentos de integração sensorial durante as sessões. A terapia também orienta pais e responsáveis como eles podem ajudar no desenvolvimento da criança.

O fonoaudiólogo também é indispensável no tratamento de TEA já que o desenvolvimento da linguagem é um dos déficits mais comuns. Além de ajudá-la na pronúncia, também é importante a estimulação da musculatura da face, sobretudo da boca da criança, visto que,o fato dela não falar, ou falar pouco, prejudica o desenvolvimento da musculatura.

Em fase de alfabetização o pedagogo e psicopedagogo são necessários para compreender como a criança aprende e para montar um currículo escolar adequado. Também se ela aprende por meios visuais, auditivos ou de outras formas. O acompanhamento dos psicopedagogos com os pais também é indispensável.

Seu filho apresenta alguma dessas características? Procure auxilio profissional o quanto antes. Conhece alguém que precisa saber dessas informações, não deixe de compartilhar com ela.


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