Você está com dificuldade de se concentrar no trabalho, talvez sem energia para tarefas cotidianas e anda fazendo as coisas no modo automático? Seu trabalho não te energiza mais e seu sono não é mais reparador? Esses são alguns sinais que podem significar que você está sofrendo estresse no trabalho.
Mas estresse é sempre ruim?
Não. O estresse é um aliado para o crescimento profissional. Ele te motiva a ser melhor, a crescer e a se motivar. Você tende a encarar desafios com disposição para superá-los. Essa fase do estresse nós chamamos de alerta. Isso é bom e deve ser conservado. Nunca deixe de encarar novos desafios.
Mas caso ela persista por muito tempo, pode ser que você não aguente e ele deixe de lhe proporcionar crescimento.
- dores musculares
- dores de cabeça
- cansaço excessivo
- perda de libido
- diarreias,constipação
- náuseas, tonturas
- queda de cabelo
- gastrite
sintomas emocionais:
- alteração de humor
- falta de concentração
- instabilidade emocional
- agitação
- sentimento de sobrecarga
- sentimento de solidão
e sintomas comportamentais:
- comer demais
- beber demais
- manias ( roer unhas)
- isolamento
Esses sintomas descrevem a segunda fase do estresse. A fase de resistência (ou adaptação).
Você acha que dá conta e tenta se adaptar a situação desencadeando os sintomas citados acima.
Você acha que dá conta e tenta se adaptar a situação desencadeando os sintomas citados acima.
Se você não se cuidar nessa fase, cairá na terceira fase do estresse que é a fase de exaustão. Um corpo exaurido de energia, incapaz de evoluir. Muito fragilizado e por isso com fortes tendências às doenças como depressão, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças intestinais e além disso, aumentar os sintomas da fase de resistência.
O que desencadeia o estresse?
Toda situação que te deixar desconfortável pode desencadear em você um excesso de estresse. Se o ambiente que você trabalha não te proporciona segurança, te sobrecarrega de atividades, se você sofre assédio moral, se você não tem autonomia ( não somos robôs, todos necessitamos nos sentir úteis, ouvidos e considerados no meio em que vivemos), se você "engole sapos", enfim, se você se sente angustiado e sem perspectiva de melhora, você está sujeito a sofrer de estresse.
Como Tratar?
Na fase de resistência, você pode tomar algumas medidas por conta própria. A primeira você já fez que é procurar sobre o assunto. Isso é ótimo. Pesquise mais. Depois foque em movimentos construtivos.
Aceite que você precisa descansar, nada será mais significativo. Tire um tempo para você, faça coisas que gosta. Leia um livro, assista um filme, visite seus amigos, tenha uma boa conversa sem se preocupar com as suas obrigações.
Seja você e não a sua obrigação.
Exercite-se, cozinhe, caminhe.Cuide do seu bem estar. Se achar que não dá conta, não se sinta só. Procure um psicólogo, converse sobre o assunto. Descubra em que estágio de estresse você se encontra. Não sofra mais, você não merece isso. Sua vida é única e deve ser sentida e vivida a cada instante e não carregada pelo tempo.
Caso você sinta que já está na fase de exaustão, você realmente necessita de apoio psicológico. Lembre-se que nada está perdido, só precisamos ter um pouco mais de paciência. Dê o primeiro passo, esse será o único passo que você vai estar só.
Nenhum comentário