Psicoterapia

Psicoterapia
Psicoterapia

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

Psicólogo in Company

Psicólogo in Company
Psicólogo in Company

Desenhos Animados na Estimulação de Crianças Autistas

 



Os desenhos animados são poderosas ferramentas para ajudar na estimulação do comportamento de crianças autistas.


As animações contribuem para amenizar o comportamento repetitivo e restritivo e até mesmo tornar as crianças mais flexíveis, facilitar nos relacionamentos e melhorar a aprendizagem, isso alinhado é claro, com o plano terapêutico.


 Isso acontece porque os desenhos permitem a modulação das emoções em diferentes contextos, assim as crianças podem reconhecer as diversas emoções, principalmente as expressões negativas.


Brincadeiras e desenhos animados infantis, por exemplo, podem ajudar muito no desenvolvimento mental e social da criança com autismo.


Os desenhos animados são regularmente indicados para crianças autistas, pelo fato de ter muitas ações como por exemplo o ato de correr, pular, falar, que estimula a criança a fazer igual.


Diferente dos brinquedos mais eletrônicos como robôs que andam sozinhos, carrinhos que piscam e ou jogos eletrônicos que não prendem a atenção da criança por muito tempo, os desenhos infantis prendem a atenção por mais tempo por conter uma história e enquanto estão assistindo elas estão constantemente pensando e seu cérebro está sendo estimulado.


Esses desenhos auxiliam na inclusão da criança, o desenho brasileiro “Pablo” por exemplo, nos mostra o ponto de vista de uma criança autista, isso, para promover a empatia e a inclusão. O desenho “Pablo” foi mais além, ele é dublado por jovens TEA, já o desenho “AUTS” que também vem para promover a inclusão e auxiliar no comportamento das crianças TEA, esse favorece a aprendizagem através dos conteúdos e dos elementos visuais.


Os estímulos vivenciados na infância podem garantir que os benefícios se perpetuem até a vida adulta.


Onde encontrar:

Pablo – Netflix     /    Auts: Plataforma Playkid e YouTube


Psicóloga Patrícia Soares
CRP - 06/105543




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.