Psicoterapia

Psicoterapia
Psicoterapia

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

Psicólogo in Company

Psicólogo in Company
Psicólogo in Company

Criança sem limites - Adolescente rebelde




Você já parou para pensar que um adolescente rebelde certamente foi uma criança sem limites?

Quando vemos um adolescente muito rebelde, fora dos padrões normais para a idade, ele foi uma criança sem limites.  Errar na educação dos filhos é normal. Não existem pais perfeitos e tão pouco filhos perfeitos. Porém, o que não pode deixar de existir é o respeito entre ambos, seu filho não tem que ter medo de você, ele tem que ter respeito.

Limite é dar para a criança as noções de até onde ela pode ir, é dar-lhe segurança para isso, colocar o respeito como regra básica de convivência para ambos, bem como os valores éticos e morais de cada família.    

Estabelecer limites e exigir disciplina dos filhos não é algo muito fácil, mas é perfeitamente possível.  
Os pais não precisam e não tem que entrar em discussão com a criança, o não dos pais precisa prevalecer. Esse não só prevalecerá quando no meio do caminho o seu “não” não virar um “sim”.  

O que acontece com muita frequência é que a criança vence os pais pelo cansaço. Seu filho sabe onde é o seu limite e por isso ele te testa. A criança irá fazer birra até o seu não, virar um sim para ela; quando isso acontece a criança tem a idealização de que virou o “reizinho da casa”, é assim que ela se sente quando vence os limites de paciência dos pais. Seu filho necessita saber qual é a hierarquia da casa.


Muitas vezes os pais por trabalharem muito e terem pouco tempo para os seus filhos, tendem a dizer sim para tudo, como uma forma de compensação pela sua ausência. Isso é um grande erro.

Obediência e disciplina devem ser conquistadas pela firmeza dos pais com a criança e não com moedas de troca, seu filho não precisa ser recompensado todas as vezes ou para te obedecer. Presentes, recompensas apenas de vez em quando. 

Pais sem paciência tendem a criticar suas crianças, critique o comportamento e não a criança. Seja firme na hora de impor os limites, ameaçar o seu filho com frases do tipo... “se você fizer isso...” não surtirá efeito.

Apresente as regras para a criança de forma clara e objetiva, esses valores e regras devem ser decididos pela família, ele precisa ter clareza do que você quer. As regras não podem mudar a toda hora, a consistência constrói confiança, se formular uma regra é preciso explicar as justificativas.

Os pais precisam falar a mesma linguagem sempre, ou seja, um não pode falar sim e o outro falar não.

Crianças que crescem sem limites, serão adolescentes rebeldes, problemáticos e adultos frustrados com problemas de caráter.

Diga sim para o seu filho, dando limites a ele, assim não precisará culpa-lo por seu mal comportamento ao longo de sua vida.


“Filhos: Sem limites somente o amor”

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.