Infelizmente ainda há muito preconceito sobre fazer terapia. Muitos pensam que é para loucos, perturbados ou qualquer outro rótulo que ninguém quer para si. Mas na realidade psicoterapia é para qualquer ser humano que se sinta confuso, que queira se conhecer melhor, desenvolver suas habilidades e também para os que realmente estão depressivos, ansiosos e os que sofrem transtornos. É para todos que sentem que precisam de ajuda.
Pode ser que você ache estranho abrir seus sentimentos para um desconhecido e você pode pensar que seria melhor desabafar com um amigo. Porém seu amigo não é um profissional que estudou o comportamento humano. Ele pode julgar suas atitudes e você se sentir ofendido, ele vai interromper o seu relato, pois normalmente, nós gostamos de falar de nós mesmos. A falar mais de nós e ouvir menos o outro.
O terapeuta não terá expectativas sobre você. Você não o estará decepcionando se contar os erros que cometeu. Ele sabe que você é um ser humano passivo de erros e não vai te julgar. O objetivo é entender o que te fez agir desta forma e te ajudar a entender qual é o melhor caminho. Veja bem, nenhum terapeuta vai te dar respostas, mas vai te ajudar a encontrá-las dentro de si.
A terapia tem por objetivo te ouvir e desvendar os seus anseios. Não é apenas um desabafo. Imagine um emaranhado de fios, é como está a sua mente agora. Na terapia nós encontramos as pontas, desatamos os nós e colocamos tudo de volta no lugar.
Se você gosta de listas, abaixo seguem alguns motivos pelos quais você deveria buscar um terapeuta para te auxiliar
- Quando existem conflitos de relacionamentos, seja familiar, conjugal, profissional;
- Quando se sentir angustiado, deprimido, estressado ou ansioso;
- Quando passar por trauma ou perda, luto, separação;
- Quando sofre com compulsões, transtornos, fobias;
- Quando utiliza comida, bebida, drogas ( ilícitas ou não) como uma saída para se sentir melhor;
- Quando perder o interesse por atividades que lhe traziam prazer;
- Quando achar que nada dá certo para você;
- Quando seus amigos se preocupam e te aconselham a pedir ajuda;
- Quando achar que ninguém te entende;
- Quando sentir que precisa de ajuda;
- Quando quiser ter autocontrole e autoconhecimento;
- Quando quiser se desenvolver e ter uma vida mais plena.
Portanto, fazer terapia não é sinal de insanidade. Muito pelo contrário, é sinal que você se ama, se cuida e quer o melhor para si e para quem está á sua volta. É sinal de que você sabe do seu potencial e dá valor a sua vida. Que você quer e pode fazer a diferença.
Só quem passou por terapia sabe que esses minutos com um psicólogo podem ser realmente esclarecedores. A sua visão de mundo pode mudar completamente e não porque o psicoterapeuta "fez a sua cabeça" e sim porque você percebeu que a resposta estava dentro de você.
Pode ser que o processo seja rápido ou não. Vai depender da situação que você está lidando, mas não tenha dúvidas de que a jornada vai ser recompensadora. Podemos comparar com a reforma de uma casa. Dá um trabalho danado, a gente tira alguns entulhos, passa alguns transtornos, mas no fim a casa fica mais aconchegante, mais habitável e pronta para receber momentos que vão fazer a vida valer a pena.
Não perca mais tempo. Marque uma consulta. Experimenta, só assim você vai saber se precisa mesmo ou se é só "frescura". Acredite, nunca é. Compartilhe com quem você ama e quer ver plenamente feliz.
Nenhum comentário