Psicoterapia

Psicoterapia
Psicoterapia

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

Psicólogo in Company

Psicólogo in Company
Psicólogo in Company

Síndrome da Pressa ou Doença da Pressa




Uma característica dos dias de hoje nos grandes Centros.
Por Patricia Soares - Psicóloga

Pouco conhecida a Doença da Pressa ou Síndrome da Pressa é um problema que atinge pessoas de diversas idades e profissões no mundo todo que vive em grandes centros. A falta de tempo, a quantidade de compromissos, tarefas do dia-a-dia, família, trabalho, vida pessoal, tudo feito com muita pressa e agilidade podem ser sintomas desta doença.
Não é possível afirmar a causa desta doença e nem saber se o individuo nasce desta forma, porém o fato é que este transtorno atinge mais de 30% dos brasileiros em atividade no país.
Esta síndrome não é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), também não está classificada como uma doença psiquiátrica, mas está sendo estudada desde 1.980 e continua afetando muitas pessoas economicamente ativas no mundo.
Pessoas que apresentam diversas alterações emocionais e de comportamento como agressividade, irritabilidade, competitividade, impaciência, andar acelerado, fala rápida, respiração ofegante, ansiedade e ao executar suas atividades do dia a dia são muita rápidas, podem sim estar passando por esta síndrome que faz com que a pessoa faça tudo de forma acelerada e não consegue relaxar, este comportamento pode ser bastante prejudicial.
E se você acha que às 24 horas do seu dia são poucas para realizar suas tarefas, fique de olho nos principais sintomas.

Sintomas
Classificada como uma doença clinica - psicológica a síndrome da pressa apresenta sintomas comuns como stress e ansiedade.
As pessoas que sofrem desde transtorno, normalmente se sentem culpadas quando não conseguem efetuar as tarefas no prazo que gostariam, sentem agonias e impaciência para resolver pequenos problemas. Falta de atenção, irritabilidade e insônia podem ser consideradas como sintomas. Porém estudos também indicam que, transtornos de ansiedade, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), hipertensão arterial, úlceras, obesidade, diabetes, alergias, dermatites, gastrites e síndrome do pânico podem se desenvolver por conta da síndrome da pressa.
Muitos podem ser os motivos que desencadeiam essa síndrome, porém o ambiente exigente e globalizado em que vivemos é o maior deles, a competitividade do dia a dia, a alta cobrança interna e externa nos faz ter pressa para executar multitarefas.

Diagnostico
Por se tratar de uma doença neural a pessoa que estiver atenta e perceber alguns desses sintomas deve procurar ajuda profissional psicológica para diminuir seu ritmo e prevenir piores consequências como derrame cerebral e complicações cardíacas.

Prevenção
É possível evitar este problema se intensifique. Com um diagnostico rápido é possível diminuir o ritmo, reorganizando a vida, dividindo e/ou delegando funções, respeitar os limites físicos e emocionais, dividir suas emoções, separar tempo para família, amigos, laser, descansos diários e boas noites de sono.

Tratamento
A Síndrome da Pressa, ainda não tem um tratamento específico, portanto a mudança de hábitos é fundamental para o tratamento. Atividades físicas, laser, música, vídeos que trazem sensação de tranquilidade, técnicas de relaxamento, respiração e psicoterapia comportamental ajudam muito no tratamento e diminuição dos sintomas levando enfim a completa cura.

Se tiver duvidas sobre essa síndrome ou se identificar com algum sintoma, não fique com duvidas, consulte um profissional.
Preencha o formulário "Agende sua consulta particular" e envie sua pergunta, logo será respondida.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.